Herbert Dutra

Herbert Dutra tem cabeça e coração de publicitário. Tem até risada de publicitário. Apesar disso, sabe-se lá Deus o porquê (nem ele sabe), acabou se formando em Ciências Contábeis. Não podemos negar, porém, a importância da carreira de contador na vida publicitária de Herbert. Anos atrás (muitos e muitos anos atrás), ele participou de um concurso na empresa que trabalhava. A ideia era construir uma frase de efeito para caracterizar uma logística esquecida. Ganhou o concurso, ganhou dinheiro e comprou um fusquinha. Mas o que veio com tudo isso foi o amor pela criação e o encanto pela Publicidade. Deixou Salvador para trás, voltou para Vitória da Conquista e no início dos anos 90 fundou, junto com um amigo, a Mangalô. Ficou 13 anos por lá e saiu para fundar, no início de 2003, a Aktiva Publicidade.

A coisa mais importante que você precisa saber sobre Herbert é que ele é multifacetado. Na teoria ele é Atendimento. Mas na prática, meu amigo, ele é um pouco de Criação, mais um tanto de Mídia e ainda mexe com Produção.  Os jobs do cara já vem com pelo menos uma ideia, um comentário, uma luz no fim do túnel. E suas correções são sempre cheias de piadas. Como chefe, ele é um cara que gosta de trabalho de equipe e, principalmente, valoriza as opiniões. Sempre – estou dizendo que é sempre – parabeniza um trabalho bem feito. E quando ele acha que algo precisa de mudança, procura sempre ver se a maioria concorda. Ah, e tem o poder de defender duas ideias opostas ao mesmo tempo.

E as três coisas principais: toma café com uma gota e meia de adoçante (sim, nós também não entendemos), tem uma letra que gera discussão e acredita que a arte de publicidade está diretamente relacionada à arte de dar muita risada.

Vinicius

Vinicius Khouri é um Aktivo desde muito tempo, mas agora é figura presente nas criações e produções. Viu de perto o nascimento da empresa e só esperou retornar de Salvador para fazer parte dessa equipe. Possui uma criatividade nata (herdada do pai) e chegou colocando a mão na massa. Consegue circular por todas as áreas e virou, oficialmente, o “flanelinha de designer” – função que exerce com louvor.

Vinicius gosta de agilidade, café, resenha e biscoitos. Não necessariamente nessa ordem, claro. Tem verdadeira satisfação em ver o material concluído e fica logo agoniado para finalizar as coisas pendentes em sua agenda do Jaspion. Outra característica importante de Vinicius é a curiosidade (no bom e no mau sentido): gosta de mexer nos programas que os designers usam e sempre pergunta tudo para entender o máximo possível. Só uma coisa o deixa extremamente chateado: nunca, em hipótese alguma, acentue o nome dele.

Mazinho

Mazinho é o Financeiro da Aktiva e é o cara que conhece as melhores piadas e pirraças. Se você sentiu cheiro de comida na Agência, pode ter certeza que é obra de Mazinho. Teve uma sexta-feira, fim de expediente, que ele chegou até com uma cervejinha. Mazinho é gente boa, mas sempre que seu salário é pago ele cobra os 10%. Ninguém paga, claro. Mas se ele pedir um café é regra não escrita que você tem que fazer.

Mazinho quase nunca dá pitacos nas coisas da Criação, mas se ele fala… aí tem. Além disso, todos os criadores o culpam pelo vício em jujuba. Toda semana é um pacote imenso e não teve jeito: a galera virou jujubólotra. Mazinho tem um computador e um notebook a sua disposição, mas não abre mão da velha e boa máquina de escrever Olivetti. Como ele diz, nunca trava, nunca engole os arquivos dele e, principalmente, faz barulho de gente que trabalha de verdade.

Ígor Luz

Ígor Luz é a personificação da cafeína. Agitado, espaçoso, ágil, ele não bate na porta… A verdade é que parece que corre café, ao invés de sangue, em suas veias. Sim, sempre regado a muito café, suas ideias vão surgindo como que em um salto. Não sei bem quem se entende mais: se é Ígor com as palavras ou as palavras com Ígor. Mas, de fato, isso não importa muito, pois o resultado é sempre surpreendente.

Graduando em Jornalismo pela UESB, realizado alguns cursos e passeando por alguns estágios, o seu coração pulsou forte mesmo foi pela Publicidade. E todos nós agradecemos por isso. A Aktiva ganhou um Redator de mão cheia e coração quente. Além disso, ele é responsável pelas mídias sociais da agência. Ígor Luz, meus amigos, é genial. Mas a auto-estima é tanta que ele se acha mais genial do que é. Efeitos do café…

Ígor é assim: a hora que você precisar, ele estará ali. Sempre animado, com uma resenha pronta e com histórias para contar. Implica com os designers e cobra mais que qualquer Atendimento. E, se for pra ficar até mais tarde, se deliciando com as palavras e com todas as criações, ele fica sem problemas. Mas não pode nunca, em hipótese alguma, faltar café.

Davi Vasconcelos

Na verdade o nome de Davi é Davinelson (assim mesmo: junto). Lógico que essa era a primeira coisa que vocês tinham que saber sobre ele. Davi é Criação e, ao mesmo tempo, tem muito de Atendimento. É observador, um pouco calado e só ouvimos suas risadas quando ele vê um vídeo tosco na Internet. Davi é de Salvador, mas sempre quis trabalhar por essas bandas. Fascinado pelo nosso clima, pediu demissão da agência soteropolitana e se mudou de malas e cuia para Conquista. Graduou-se em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade e Propaganda, na Universidade Católica de Salvador.

Davi é detalhista. E é sempre o primeiro a criticar o seu trabalho, mesmo quando não precisa ser criticado de nenhuma maneira. Além disso, sempre gosta de ouvir opiniões e não descarta nenhuma ideia, por mais tola que ela possa parecer. Davi nunca fica estressado (pelo menos no trabalho) e, se alguém resolve enlouquecer a cabeça dele, sua tática é desarmar com as respostas mais pacientes e tranqüilas do mundo. Enfim, Davinelson (???!!!) faz arte com o mouse e tenta, inutilmente, ensinar para os redatores que algumas coisas precisariam de pelo menos duas semanas para ficarem prontas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.